Uncategorized

E-mail Marketing: Aumente o relacionamento e acelere suas vendas online

7 minutos min de leitura
E-mail Marketing: Aumente o relacionamento e acelere suas vendas online
Junte-se a mais de X pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O e-mail marketing é uma estratégia altamente eficiente para impulsionar vendas e reter alunos de cursos online.

Ao direcionar campanhas de e-mail para aqueles que já fizeram uma compra anteriormente, é possível obter resultados expressivos sem a necessidade de grandes investimentos em marketing, como anúncios pagos.

Isso porque os gastos com publicidade digital continuam a crescer em todo o mundo. De acordo com o relatório da eMarketer, os gastos totais com publicidade digital devem alcançar US$517 bilhões até 2023.

E não é para menos que diversas empresas estão utilizando outras ações de marketing para manter a comunicação com seu público. Por isso, o email marketing é apontado como uma forte tendência para 2023.

Pensando nisso, neste post você irá conhecer as principais estratégias para maximizar suas vendas utilizando o e-mail marketing para se comunicar com seu público, criar engajamento e vender novos produtos.

Ainda vale a pena utilizar e-mail marketing em 2023?

Sem dúvidas, o e-mail marketing é uma estratégia eficaz e valiosa para muitas empresas. Enquanto o mundo do marketing digital continua a evoluir rapidamente, o e-mail marketing se destaca como uma tendência duradoura e promissora.

Inclusive por conta da crescente importância da personalização nas estratégias de marketing, o e-mail se mostra altamente relevante, visto que as empresas podem adaptar suas mensagens de acordo com o comportamento do público, proporcionando assim uma experiência ainda mais personalizada.

E embora as estratégias de marketing e vendas tenham mudado, o e-mail marketing continua sendo uma das formas mais diretas e eficientes de se comunicar com seu público-alvo.

Aqui estão mais algumas razões pelas quais o e-mail marketing continua sendo relevante:

  1. Alcance direto: Ao enviar um e-mail para sua lista, você está alcançando diretamente a caixa de entrada do seu público alvo, aumentando a probabilidade de que sua mensagem seja vista e lida, desde que sua lista de e-mails seja relevante e interessada.
  2. Fortalecimento de marca: Cada email criado e enviado para seu público é uma oportunidade para que eles conheçam um pouco mais sobre você e seu negócio, aumentando assim o envolvimento e intenção de compra.
  3. Fácil de mensurar: As ferramentas de e-mail marketing oferecem relatórios que permitem o acompanhamento do desempenho das campanhas e detectam o que está dando certo e errado.
  4. Baixo Custo: Comparado a outros canais de aquisição, o e-mail marketing ainda é o mais acessível em termos de custo. 
  5. Alavanca as vendas: Por último, a utilização do email marketing é capaz de alavancar suas vendas, principalmente se atrelado a estratégia de up sell e down sell.

No entanto, é importante ressaltarmos que a eficácia do email marketing depende da relevância e qualidade do conteúdo enviado.

Porém fica evidente que o e-mail marketing não apenas continua sendo relevante, como também está se consolidando como tendência de marketing digital para 2023.

3 Estratégias poderosas de e-mail marketing:

Agora que você já entendeu a importância de utilizar o email marketing como uma possibilidade de estreitar relacionamento e aumentar suas vendas, trouxemos 3 estratégias poderosas para aplicar no seu curso online.

  1. Promova conteúdos de qualidade: 

Compartilhar conteúdos que não sejam relevantes e complementares, acaba afastando seu público e muitas vezes diminuindo a taxa de abertura. Por isso, entregue conteúdos de qualidade e que o ajude a resolver outros problemas, gerando ainda mais valor pós compra.

  1. Faça testes A/B: 

O teste A/B  funciona basicamente comparando duas versões da mesma página para compreender qual delas possui o melhor resultado, possibilitando testar diversos elementos, como botões, fontes, imagens, temas, entre outros.

Dessa forma, conseguirá tomar decisões baseada em dados!

  1. Estruture fluxos de automação

Utilize ferramentas de automação de email marketing para estruturar fluxos com mensagens personalizadas, segmentadas e automatizadas para seus clientes. 

Por exemplo, você pode programar e-mail de boas vindas logo após a compra e programar outro que será enviado depois de 1 semana perguntando como está o andamento do curso.

Essa estratégia ajuda a manter seus clientes aquecidos, aumentando seu engajamento e possibilitando novas vendas.

Tipos de e-mail marketing para incluir na sua estratégia 

Newsletters

Uma newsletter é uma publicação enviada por e-mail periodicamente para alunos, contendo novidades do curso, notícias relacionadas, cursos complementares, comunicados de evento, entre outros…

É um dos formatos de maior sucesso atualmente para aprofundar assuntos mirando nos interesses da base de contatos.

E-mail de boas-vindas

Já o e-mail de boas vindas é uma mensagem enviada para os alunos inscritos nos seu curso para recebê-los, fornecer informações sobre o curso que estão prestes a iniciar e falar sobre você e seu negócio.

Você pode aproveitar para divulgar outros canais de contato com você e até passar os primeiros conteúdos. 

E-mails Promocionais

Os emails promocionais são pensados para promover outros produtos, serviços, ofertas especiais e divulgação de eventos.

O ponto de atenção principal é que sua mensagem esteja alinhada com a etapa da jornada que o cliente se encontra. 

E-mails Sazonais

Emails sazonais são usados em momentos especiais do ano, como o aniversário do cliente ou períodos promocionais (Dia das Mães, Black Friday etc.). Eles mostram que a marca se importa com seu público e ajudam a fidelizar os clientes.

E-mail para cliente inativo

Sabe aquele cliente que não compra da sua empresa há algum tempo? Vale a pena mandar um e-mail a essa pessoa, lembrando que ainda tem produtos do seu interesse ou até cupons de desconto para estimular seu retorno.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *